Crescimento deverá seguir em ritmo ainda maior em 2023 com o lançamento de produtos para Euro6 e novas soluções para gestão de frotas
A Stoneridge Brasil (PST Eletrônica), pertencente ao grupo Stoneridge Inc. e detentora da marca Pósitron, registra crescimento de cerca 30% ao ano nos últimos quatro anos em sua unidade de negócios voltada para equipamentos originais. Esse número deverá ser ainda mais alto em 2023, quando iniciará a produção de novos produtos como painéis de instrumentos, tacógrafos, rádios, sensores e módulos eletrônicos para esse canal.
Atuando como Stoneridge Brasil e focada na expansão do fornecimento para as montadoras de veículos comerciais instaladas no país, a empresa investiu cerca de R$ 120 milhões, no período de 2017 a 2022, para o desenvolvimento de novos produtos, aprimoramento dos processos produtivos e em novas tecnologias. Desse total, R$25 milhões foram aplicados em uma linha para montagem de placas de circuito impresso, considerada uma das mais modernas do mundo em termos de avanço tecnológico.
A empresa, que sempre se destacou no mercado de autopeças e é referência em produtos eletrônicos automotivos, tem como objetivo ser reconhecida no mercado pelo desenvolvimento e entrega de soluções customizadas, com ferramentas completas e inovadoras para as fabricantes e grandes frotas. Para atingir essa meta, conta com o know how e a experiência do grupo norte americano que atua há mais de 50 anos no mercado automotivo.
A unidade fabril está localizada em Manaus (AM) e tem capacidade para produzir mais de 108 milhões de componentes por mês. Os três principais itens a serem produzidos em 2023 serão painéis de instrumento, módulos de rastreamento e acessórios para o mercado de reposição como alarmes e som automotivo. “Temos um sistema de produção alinhado os mais modernos conceitos do lean manufacturing, e que atende aos mais exigentes requisitos dos fabricantes OEM”, afirma Caetano Ferraiolo, presidente da Stoneridge no Brasil.
Graças a essa excelência nas linhas de produção a fábrica conquistou as principais certificações da indústria automotiva, como o IATF 16949: 2016 e foi aprovada com louvor em todas as auditorias realizadas por diferentes clientes nos últimos anos.
Já o centro de pesquisa e inovação está instalado na cidade de Campinas (SP), onde são desenvolvidos projetos e sistemas para atender aos clientes, de acordo com suas exigências. Com expressiva atuação da área de engenharia e inovação, sistemas em nuvem e linha de prototipagem completa, a sede administrativa também se destaca na gestão do transporte de cargas. Ferraiolo enfatiza que esse trabalho é reconhecido pela matriz, que investe cada vez mais na capacidade dos profissionais brasileiros.
A unidade brasileira vem ganhando destaque e se consolidando como um importante centro mundial de desenvolvimento soluções de engenharia e de Serviços Digitais para todo o grupo. “Muito do que antes era feito em outros países, agora é desenvolvido no Brasil por engenheiros brasileiros. Hoje contamos com cerca de 120 engenheiros sendo 50 deles trabalhando em projetos globais. É esperado um expressivo crescimento neste número até o final de 2023”, afirma o presidente da Stoneridge Brasil.
Unidades de negócios
Após restruturação do negócio, a Stoneridge Brasil passou a ser composta por três unidades de negócios: Aftermarket, Soluções de Rastreamento e Equipamento Original.
No Aftermarket, os produtos mantêm a consagrada marca Pósitron, que é líder em alarmes automotivos. O portfólio possui uma linha completa de áudios automotivos e uma ampla gama de acessórios para veículos de passeio.
Em Soluções de Rastreamento, é a única do segmento com capacidade para desenvolver hardwares, softwares e firmwares. Também atua como prestadora de serviços, oferecendo ferramentas completas e soluções customizadas para o transporte e gestão de cargas.
A terceira divisão comercial é especializada no fornecimento de equipamentos originais para as principais montadoras de veículos comerciais do Brasil, como Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Volvo e Scania.
As unidades de negócio Soluções de Rastreamento e Equipamento Original operam com a marca Stoneridge para atender ao cada vez mais exigente modelo de mercado B2B.