- Controles de tração e estabilidade, além do assistente de partida em rampa, passam a ser oferecidos em toda a gama
- Nova cor Cinza Strato e grafismos diferenciados marcam a versão Trekking
- Eficiente e econômico, modelo segue com a maior autonomia do segmento
- Sistema multimídia com Android Auto e Apple Carplay sem fio são exclusivos da categoria
O Fiat Mobi, único hatch de entrada capaz de rodar mais de 700 km com um tanque de combustível, ficou ainda mais moderno na linha 2023 com a oferta do controle de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em rampa em todas as versões. A opção de inclusão do ESC é um novo marco para a Fiat: pela primeira vez na história da empresa, todos os seus modelos podem ser equipados com esses equipamentos de segurança.
Os controles de estabilidade e tração coletam informações de sensores para identificar situações que podem ocasionar a perda da direção do veículo. Quando isso acontece, o ESC + ASR atuam no freio de uma ou mais rodas para que o condutor mantenha a trajetória do Mobi mesmo nas condições mais diversas. Esse recurso reforça ainda mais a segurança do subcompacto da Fiat, que já vinha de fábrica com freios ABS, airbag duplo e fixação Isofix para cadeirinhas de bebês e crianças no banco traseiro.
Vinculado ao ESC, o assistente de partida em rampa (Hill Holder) facilita saídas em semáforos mesmo nas ruas mais íngremes. Ao detectar que o Mobi está em uma via inclinada, os freios são mantidos acionados por alguns segundos mesmo quando o pedal é solto. Isso permite que o condutor retome a marcha do carro com mais facilidade, sem risco de o carro descer para trás. O assistente atua da mesma maneira em manobras de ré, simplificando balizas em ladeiras.
O ESC é ofertado como opcional nas versões Like e Trekking, ampliando ainda mais o pacote de equipamentos do modelo. Todas as versões vêm de série com ar-condicionado, direção assistida, travas e vidros elétricos dianteiros, sensor de pressão dos pneus, airbag duplo e freios ABS com EBD. É possível incluir retrovisores elétricos, alarme, volante multifuncional com regulagem de altura e rodas de liga leve, além do exclusivo sistema multimídia UConnect, uma das centrais mais completas, intuitivas e práticas do mercado, item de série a versão topo de gama Trekking.
Com tela de 7 polegadas, ele é o único do segmento a oferecer conexão Android Auto e Apple Carplay sem fio, ampliando a comodidade do motorista e permitindo que os passageiros usem a entrada USB para carregar seus smartphones. Outra comodidade exclusiva é o controle do sistema de som por meio de botões no volante multifuncional, permitindo que o motorista não precise tirar as mãos da direção.
Pequeno por fora e grande em soluções, o Mobi oferece conforto, acabamento diferenciado e mais espaço para os ocupantes do que seu principal concorrente. O modelo da Fiat dispõe de ajuste do banco do motorista, 965 mm de espaço para cabeça do motorista e 1.340 mm entre os ombros dos passageiros.
O Mobi também apresenta um comportamento superior ao rodar, pois conta com barra estabilizadora na suspensão dianteira, combinada aos amortecedores de curso mais longo e molas de carga maior. Isso faz com que a carroceria role menos que o concorrente. O modelo da Fiat entrega ainda maior força de tração nas rodas em primeira, segunda, terceira e quarta marchas, inclusive quando em ré. Entre outras vantagens, o Mobi vence ladeiras mais facilmente e de forma mais segura.
O consumo de combustível é outro atributo. O conhecido motor Fire recebeu evoluções tecnológicas em 2022 para melhorar ainda mais sua eficiência. Ele pode rodar até 15 km/l com gasolina, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular. Essa eficiência é combinada com o maior tanque de combustível do segmento, de 47 litros, permitindo que o Mobi rode até 705 km sem precisar reabastecer.
Com cinco opções de cores, sendo uma delas a novíssima Cinza Strato (exclusiva para a versão Trekking, que estreou no SUV Pulse), o Mobi 2023 apresenta novos grafismos nos adesivos do capô, laterais e traseira, atualizando seu visual moderno. A dose extra de estilo e jovialidade vem com as barras longitudinais de teto, que ampliam a altura e deixam o carro mais imponente; teto bicolor; calotas escurecidas com desenho exclusivo; retrovisores com pintura “black piano”; maçanetas na cor da carroceria e tecidos exclusivos com costura laranja.
A linha 2023 do modelo começa a ser vendida em todas as 520 concessionárias de todo o Brasil a partir de R$ 61.990.