• Pacote de conectividade nível quatro chega também às versões intermediárias do hatch e do sedã e inclui projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play
• Modelo preferido do consumidor brasileiro ganha ainda nova calibração de motor e câmbio visando menor emissões e melhora na qualidade de dirigibilidade
O Onix é o carro preferido do brasileiro por sua superioridade nos quesitos mais relevantes para o consumidor. Seu design inteligente juntamente com seu conjunto tecnológico avançado representam uma verdadeira revolução para o segmento. Outro aspecto que tem contribuído para o sucesso do modelo da Chevrolet é a capacidade de ditar tendências, de inovar.
Por isso, a partir de janeiro, a linha Onix ganha novidades importantes, a começar pela extenção do pacote mais completo de conectividade do mercado para as versões de acabamento RS, LTZ e Midnight. Até então, essa era uma exclusividade da versão topo de linha Premier.
Classificado como de nível quatro, o pacote se destaca pelo OnStar, Wi-Fi nativo, myChevrolet app, projeção sem fio e atualização remota de sistemas eletrônicos do carro. Entenda em detalhes as funcionalidades ou os serviços ofertados por cada uma dessas tecnologias:
• Projeção sem fio para Apple Car Play e Android Auto na tela de 8 polegadas do MyLink;
• Wi-Fi nativo com antena amplificada e sinal de internet até 12 vezes mais estável com capacidade de conexão para até sete aparelhos simultâneos;
• Aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch que permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada. Conheça as principais interações que podem ser feitas pelo app:
– Liga e desliga o motor do carro remotamente para pré-climatização da cabine;
– Travamento e destravamento remoto das portas.
– Localização do veículo podendo compartilhar a localização com outras pessoas;
– Acionamento remoto de luzes e buzina;
– Ferramenta que utiliza dados de condução do cliente para dar dicas de como reduzir o desgaste do veículo e o consumo de combustível, por exemplo;
– Diagnóstico com informações a respeito da autonomia, ciclo de vida do óleo, consumo de combustível e odômetro.
• OnStar é o sistema de telemática avançado da GM que oferece assistência personalizada 24 horas por dia, 7 dias por semana para serviços de emergência e segurança, como tais situações:
– Em caso de acidente, o veículo é capaz de enviar um alerta automático à central de atendimento OnStar para que um profissional entre em contato e verifique a situação e possa solicitar auxílio, se necessário. Se a vítima a bordo não atender ao chamado, órgãos públicos de emergência serão acionados;
– Em situações de roubo ou furto do veículo, a central de atendimento OnStar acionará a função de rastreamento para acompanhar o deslocamento do automóvel para informar as autoridades. Ela pode também providenciar remotamente o bloqueio do motor;
– Já em caso de pane seca ou qualquer problema com o veículo, o OnStar pode providenciar a devida assistência do serviço Road Assistance da Chevrolet;
– Há também o diagnostico sob demanda, funcionalidade que permite detectar e alertar sobre possíveis condições irregulares nos principais sistemas do veículo, como motor, transmissão, airbag, freios ABS, controle de emissões e sistema de controle de tração.
• OTA (over the air) é a tecnologia que permite atualizações de sistemas eletrônicos do veículo de maneira remota. Assim, o automóvel pode receber atualizações de programação e software sem precisar necessariamente ter que se deslocar para uma oficina. O processo é semelhante ao que já ocorre com smartphones.
“O consumidor brasileiro está buscando carros cada vez mais seguros e equipados, e a conectividade ganha protagonismo no dia a dia do motorista. Até na hora da revenda do veículo estes aspectos influenciam, trazendo vantagens para modelos mais tecnológicos. O aumento da procura por serviços como o do OnStar e o do Wi-Fi veicular da Chevrolet mostram que existe também uma grande oportunidade de negócio para a General Motors”, destaca Jaime Gil Toledo, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.
Outra novidade relevante para o Onix e Onix Plus está na nova calibração do conjunto propulsor, formado por motor e transmissão. Além de redução nas emissões, as alterações refletem em melhor qualidade de dirigibilidade, o que tornam os veículos ainda mais prazerosos de guiar.
O foco do time de pesquisa e desenvolvimento de produto da GM foi aprimorar os produtos Chevrolet sem que houvesse a necessidade de alterações em parâmetros como potência e torque, por exemplo.
O mais avançado do segmento
O Onix se destaca da concorrência por seu conjunto inovador de segurança, comodidade, mecânica e conectividade. O Chevrolet vem equipado de série com itens como seis airbags, controle eletrônico de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. Confira outros itens disponíveis para a nova geração do modelo:
• Conforto e aparência
– Ar-condicionado digital automático;
– Acabamento interno premium com opções de combinação de cores;
– Chave com sensor de aproximação;
– Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade;
– Controlador de limite de velocidade;
– Assistente de estacionamento semiautônomo;
– Vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por “um toque”;
– Entradas USB também para os ocupantes do banco traseiro;
– Lanternas em LED;
– Roda de liga leve aro 16;
• Segurança
– Alerta de ponto cego;
– Faróis dianteiros tipo projetor com acendimento automático através de sensor crepuscular;
– Luz de condução diurna em LED;
– Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro;
– Câmera de ré com linhas guia;
– Alerta de pressão dos pneus;
– Alerta de não afivelamento do cinto de segurança;
• Conectividade
– MyLink de última geração com tela de 8″;
– Sistema Android Auto e Apple Car Play com projeção sem fio;
– Carregador de smartphone por indução magnética;
– Sistema OnStar;
– Wi-Fi nativo;
– MyChevrolet app;
• Performance
– Motores de baixa emissão que combinam alta performance com eficiência energética;
– Transmissão manual ou automática de seis velocidades;