Em 24 de abril de 1961, a Citroën apresentava à imprensa o AMI 6, que seria produzido em sua nova fábrica de Rennes (França). Embora tenha sido lançado inicialmente na versão sedã, foi o modelo station wagon que mais fez sucesso, com 550.000 vendas de um total de um milhão de exemplares do Ami 6 produzidos até 1971. O modelo foi lançado pela Citroën para completar sua gama, composta pelos 2 CV, D’ID e DS. O designer do AMI 6, que já havia projetado o Traction Avant, o considerava sua obra-prima! Com seu inesquecível vidro traseiro invertido e sua silhueta conhecida como ‘Linha Z’, o veículo marcou a década de 60. |
CITROËN AMI 6, UM VISUAL ÚNICO COM UM TETO EM Z
Depois de desenhar, com a equipe do estúdio de design da Citroën, modelos como o Traction Avant, o 2 CV e o DS, Flaminio Bertoni foi encarregado de projetar um carro de gama intermediária, batizado de Projeto AM. O resultado foi o Ami 6, sua obra-prima, segundo o que ele mesmo disse a amigos próximos. Foi a primeira vez que o designer teve carta branca para se expressar livremente, sem a intervenção de ninguém, para criar o estilo do carro. Ele cometeu a audácia de dotar o Ami 6 de um vidro traseiro invertido, que se mantém limpo quando chove e permite acomodar um porta-malas espaçoso com abertura convencional e preservar a habitabilidade dos lugares traseiros, e tudo isso com dimensões compactas.
O motor bicilíndrico de 602 cm3 é uma extrapolação do motor do 2 CV. As linhas trabalhadas da face dianteira, incrustada com amplos faróis retangulares (inéditos na época), juntamente com um capô afundado no centro, um teto estilo pagode e laterais sublinhadas por vincos estampados, conferem ao Ami 6 uma forte personalidade, um “estilo barroco”, segundo alguns observadores! Mas o Ami 6 não se contenta em ousar apenas no plano estético. Ele também inova em matéria de marketing, com material publicitário que o apresenta como “o segundo carro ideal para sua esposa”.
O interior do Ami 6 inspirava-se diretamente no do DS, uma referência no quesito. O volante de raio único, as maçanetas das portas, os comandos, até os bancos, tudo remete aos modelos topo de linha da Citroën. No que diz respeito ao comportamento na estrada, a aderência ao solo e a maciez do sedã são unanimidade, e segue a mesma linhagem das famosas suspensões do 2 CV. Desde o nascimento, em conformidade com o espírito da Citroën, o Ami 6 é um carro original e inovador. Os fãs incondicionais do modelo têm simpatia especial pelas versões Club, com quatro faróis e embelezadores laterais brancos, comercializadas a partir de setembro de 1967. O slogan publicitário mais emblemático do Ami 6 é “o quilômetro-conforto mais barato do mundo”.
O AMI 6 STATION WAGON, A QUINTA PORTA DO SUCESSO
A reviravolta acontece no final de 1964, com a chegada de uma pequena station wagon (320 kg de carga útil) desenhada por Henri Dargent (assistente de Flaminio Bertoni) e Robert Opron – sucessor de Bertoni, falecido em 1964). Uma station wagon que impulsionaria as vendas e suplantaria o sedã. Fato extremamente raro na história automotiva. Com uma linha mais consensual, a versão também oferecia volume de carga importante para um carro de passeio dessa categoria, e acesso fácil e prático. Versátil, além de ser ideal para viagens familiares confortáveis, ele também atendia profissionais como caixeiros-viajantes ou artesãos. O Ami 6 se impunha como o carro preferido dos franceses em 1966.
O sedã saiu de linha em março de 1969, seis meses antes da station wagon, para dar lugar ao novo Ami 8, mais convencional e dotado de vidro traseiro tradicional. O modelo, por sua vez, seria substituído pelo Visa em 1978.
CITROËN AMI 6, VOCÊ SABIA?
• O nome Ami 6 é uma associação fonética derivada do nome do projeto (veículo AM), da palavra miss (“senhorita”, em inglês) e da palavra amici (“amigos”, em italiano), provavelmente inspirado por seu projetista, o italiano Flaminio Bertoni;
• Yvonne de Gaulle, a esposa do General de Gaulle, tinha um Ami 6. O general inaugurou a fábrica da Citroën de Rennes-La-Janais quando ela ainda estava em construção em 10 de setembro de 1960, pouco mais de um ano antes do início da produção;
• Uma expedição batizada de Le Tour de Gaule d’Amisix foi organizada pela Citroën, partindo de Rennes-La-Janais em 19 de janeiro de 1966, com dois Ami 6 station wagon de série para demonstrar a resistência e as qualidades do modelo na estrada. Na chegada, 23 horas e 11 minutos depois e sob a supervisão de um oficial de justiça, a equipe havia percorrido 2.077 km a uma velocidade média de 89,6 km/h;
• Em junho de 1963, o Ami 6 foi apresentado nos Estados Unidos. O modelo de exportação tinha quatro faróis redondos e para-choque reforçado;
• Locais de produção: Paris (França), de 1961 a 1963, Rennes-La-Janais (França), de 1961 a 1969. Com o Ami 6, a Citroën inaugurou sua fábrica na Bretanha, marcando a primeira grande descentralização da marca a partir de Paris. Forest (Bélgica), de 1961 a 1969. Catila (Argentina): a produção do e Ami 6 station wagon continua até 1971 (carros expedidos em unidades desmontadas para serem montados localmente);
• 1.039.384 exemplares do Ami 6 foram produzidos no total: 483.986 sedãs (abril de 1961 a março de 1969), 551.880 station wagon (outubro de 1964 a setembro de 1969), 3.518 Entreprise (perua utilitária de dois lugares, versões com vidro ou chaparia);
• Nos últimos modelos do Ami 6, a intensidade luminosa dos mostradores podia ser regulada com um botão que comanda um reostato;
• Atualmente, um modelo Ami 6 em bom estado é avaliado a partir de 5000 €;
• Ele também existe na forma de miniatura 1/43e (37€) vendida na loja Lifestyle Citroën na versão Ami 6 Sedã 1967 Cinza Typhon.
Ficha técnica:
Ami 6 sedã 1961: Motor Tipo M 4, Cilindrada: 602 cm3, Diâmetro: 74 mm, Curso 70 mm, Cavalo fiscal: 3 CV, Potência real: 22 cv a 4 500 rpm. Carburador: Solex corpo simples 30 PBI até novembro de 1961, em seguida 30 PICS. Tanque de combustível de 25 litros.
Dimensões gerais e peso: Comprimento: 3,87 mm; Largura: 1,524 mm; Distância entre-eixos: 2,4 m; Peso vazio: 640 kg
Ami 6 station wagon 1964: Motor Tipo M 4, Cilindrada: 602 cm3, Diâmetro: 74 mm, Curso 70 mm, Cavalo fiscal: 3 CV, Potência desenvolvida: 25,5 cv a 4 750 rpm. Carburador: Solex corpo simples 40 PICS e 40 PCIS (embreagem centrífuga) até abril de 1964, em seguida 40 PICS-2 e 40 PCIS-2 (embreagem centrífuga). Tanque de combustível de 25 litros.
Dimensões gerais e peso: Comprimento: 3,958 mm; Largura: 1,524 mm; Distância entre-eixos: 2,4 m; Peso vazio: 690 kg
Preços de lançamento:
Sedã 1961: 6.550 Francos (+267 francos suplementares para o rádio, disponível a partir de janeiro de 1962). No mesmo ano, o 2 CV AZLP 425 cm3 (embreagem centrífuga): 4.950 francos, ID 19 sedã normal: 9.970 francos. Station Wagon 4 Lugares Passeio 1964: 7.140 Francos.
Principais evoluções:
1962: vidros traseiros deslizantes (apenas uma metade).
Outubro de 1964 Carroceria tipo station wagon. Novas lanternas traseiras do tipo ogiva.
Outubro de 1967: Acabamento Club com faróis redondos duplos e embelezadores laterais brancos. Acabamento superior.
Maio de 1968: Lanternas traseiras monobloco multifunções. Vidros dianteiros com deslizamento duplo.