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  • Dos 119 modelos pesquisados pelo SMVR-Autos 2022, 78 mantêm índices positivos; 41 modelos, negativos, mas a maioria com depreciação de apenas um dígito;
  •  Fiat Strada foi o campeão geral da 9ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos. Obteve valorização de 9,8%, depois de um ano de uso. A pesquisa abrangeu dados de julho deste ano comparados com os preços praticados do zero km em agosto de 2021.

Com índice de 9,8% de valorização, depois de um ano de uso, o Fiat Strada foi o veículo melhor avaliado na 9ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência Autoinforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação, que este ano contou com 18 categorias e o campeão geral.

Com exceção de um modelo, todos os demais vencedores obtiveram índices positivos, diante ainda da realidade adversa do mercado interno brasileiro, por conta da falta de veículos 0 km, provocada por desabastecimento de insumos (semicondutores, em especial) e, na outra ponta, a valorização de veículos seminovos, devido à elevada demanda.

“No ano passado, registramos que, dos 126 modelos pesquisados, 101 anotaram índices de valorização e apenas 25 obtiveram índices de depreciação. Este ano, com 119 modelos analisados, 78 obtiveram índices positivos e 41 negativos. À época, já afirmávamos que se tratava de um período muito atípico do mercado secundário de veículos seminovos”, explica Joel Leite, idealizador da certificação, para quem, “a indústria já está voltando à normalidade produtiva, portanto, a tendência é que os índices de depreciação também retornem”.

Dezoito modelos foram contemplados pelo Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2022 em suas categorias: Fiat Mobi (Entrada + 8,6%), Chevrolet Onix (Hatch Compacto + 7,4%), Chevrolet Cruze Sport (Hatch Médio + 3,6%), Audi e-Tron (Elétrico acima de R$ 300 mil + 0,4%), Toyota Corolla Hybrid (Híbrido até R$ 500 mil + 4,4%), Volvo XC90 (Híbrido acima de R$ 500 mil + 1,7%), Chevrolet Spin (Minivan + 4,1%), Fiat Strada (Picape Pequena + 9,8%), Renault Duster Oroch (Picape Compacta + 4,9%), Chevrolet S10 (Picape Média + 9,6%), Hyundai HB20B (Sedã Entrada + 5,2), Volkswagen Virtus (Sedã Compacto + 6,7%), Toyota Corolla (Sedã Médio + 6,7%), Volkswagen Nivus (SUV Entrada + 6%), CAOA Chery Tiggo 5X (SUV Compacto + 4,7%), Porsche Macan (SUV Médio + 9,%) e Jeep Commander (SUV Grande + 6,1%).

Apenas o Renault Zoe (Elétrico até R$ 300 mil – 0,2%) ficou com índice negativo. Mas, de acordo com Luiz Cipolli Junior, responsável pela pesquisa, o índice é insignificante do ponto de vista de depreciação. “Em nossos estudos, constatamos que os carros eletrificados têm valorização semelhante aos modelos à combustão. O que ocorre é uma certa dúvida, de parte dos consumidores, em relação à durabilidade e a garantia das baterias”, diz Cippoli.

Nesse sentido, para o especialista Ricardo Takahira, “a inspeção obrigatória de transação comercial de veículos usados deveria se estender também para as baterias de elétricos. Com isso, os compradores teriam a garantia de bom estado das baterias”.

Outro destaque desta edição é o Renault Duster Oroch. Depois de cinco reconhecimento ao Fiat Toro, a picape compacta francesa desbanca a italiana. Cipolli Junior explica que “a mudança de motorização e a consequente evolução de preços da Toro fizeram com que a Oroch anotasse ligeira vantagem: 4,9% ante 4,5%”.

Além das marcas/modelos vencedores desta 9ª edição do Selo Maior Valor de Revenda –Autos, foram analisados modelos das marcas BMW, Citroën, Ford, Kia, Honda, JAC, Land Rover, Lexus, Mercedes-Benz, Mini, Mitsubishi, Nissan, Peugeot e Suzuki.

Post Author: automotiveshop

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