Em edições anteriores, Selo Maior Valor de Revenda – Autos chegou a ter 19 categorias. “Este ano, decidimos extinguir Hatch Médio, Hatch Premium, Perua e Sedã Grande porque esses segmentos apresentaram apenas um modelo em comercialização ou significaram vendas abaixo de mil unidades no período de 12 meses. Além disso, veículos elétricos e híbridos foram separados porque, mesmo sem altos volumes, conquistaram representatividade no mercado brasileiro”, explica Joel Leite, idealizador da certificação.
Quinze modelos foram contemplados pelo Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2020 em suas categorias: Volkswagen uP! (Entrada – 8,1%), Renault Zoe (Elétrico – 9,9%), Hyundai HB20 (Hatch Compacto – 9,2%), Volvo XC60 Hybrid (Híbrido – 9,8), Honda Fit (Monovolume/Minivan – 9,4%), Volkswagen Saveiro (Picape Pequena – 15,1%), Fiat Toro (Picape Compacta – 13,7%), Toyota Hilux (Picape Média – 9,0%), Hyundai HB20s (Sedã Entrada – 12,9%), Chevrolet Onix Plus (Sedã Compacto – 7,6%), Toyota Corolla (Sedã Médio – 8,9%), Honda HR-V (SUV Entrada – 9,2%), Jeep Compass (SUV Compacto – 11,7%), Volkswagen Tiguan (SUV Médio – 10,9%) e Toyota SW4 (SUV Grande – 10,1%).
A pesquisa considerou os 102 modelos zero km mais vendidos, de 20 marcas. Além das marcas/modelos vencedores desta 7ª edição do Selo Maior Valor de Revenda –
Autos, foram analisados modelos das marcas BMW, Caoa Chery, Citroën, Ford, Kia Motors, Land Rover, Lexus, Mitsubishi, Nissan, Peugeot e Suzuki.
Segundo os organizadores, “seis modelos vencedores desta edição pioraram suas posições em relação à sexta edição do estudo, com índices de depreciação maiores. São os casos do Volkswagen uP!, Volkswagen Saveiro, Volkswagen Tiguan, Fiat Toro, Jeep Compass e Toyota SW4. Apenas dois modelos – Toyota Corolla e Toyota Hilux – conseguiram melhorar ainda mais os seus índices de depreciação. Essas variações refletem o comportamento do mercado – oferta e demanda – e o trabalho da indústria e sua rede de distribuição no quesito pós-vendas”.
Na avaliação de Luiz Cipolli Junior, do Departamento de Pesquisa da Agência Autoinforme, “a depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Daí a importância do selo”.
Depois de sete edições, o Selo Maior Valor de Revenda – Autos destaca também os modelos heptacampeões: Toyota Hilux e Toyota Corolla.
O estudo de depreciação de veículos automotores feito pela Agência Autoinforme é o indicador dos ganhadores do Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2020. A comparação foi feita entre o preço praticado do carro zero km em agosto de 2019 e o preço do mesmo carro (portanto com um ano de uso) doze meses depois.
Foram considerados os preços praticados no mercado de carros zero em agosto de 2019 e não os preços de tabela. O estudo considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação – como a disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores – eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.
Foram eliminados os carros que tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses e também não atingiram 1.000 unidades comercializadas no período, exceto a categoria Elétricos, para que a comparação não comprometesse o resultado do estudo
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